Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Indústria de limpeza pode crescer com regras sanitárias internacionais e chegar à excelência na equação tempo x eficiência

Área alimentícia

Área alimentícia – Tanques misturadores de inox ou Tanque de inox.

 

A Food Safety Modernization Act (FSMA), em conjunto com recente estudo da PMMI – The Asssociation for Packing and Processing Technologies implementa e busca dissiminar as normas sanitárias internacionais para toda a indústria de limpeza do segmento alimentício. Novas legislações podem impactar companhias de diferentes formas, dependendo do tamanho e tipo de mercado. “Mas nosso objetivo é alertar as empresas para que criem seu compliance ou regulamentações internas de procedimento “, afirma a diretora de Business Intelligence da PMMI, Paula Feldman.

 

As novas legislações recaem essencialmente o fato de que a indústria precisa evoluir em termos do design de seus equipamentos de forma a melhorar suas condições sanitárias e criar facilidades para a limpeza, bem como treinar seus operadores constantemente.  O relatório completo acerca desta implementação e pode ser visto na edição de 2014 da Pack Expo Internacional (Chicago).

Também é importante acessar o relatório da FSMA sobre as mais recentes pesquisas e avanços para limpeza e controle de alergias.

Outra questão é como como otimizar o processo de CIP nas operações da indústria de alimentos e bebidas.

Outro ponto essencial para indústria alimentícia em termos de tempo, é o fato de que as novas normas podem reduzir o tempo nos processos de auditorias, acredita Martin Stone, Diretor da HACCP Internacional.

Os 10 itens observados pela HACC –  Hazard Analysis and Critical Control Points  – são:

  1. Materiais e suas especificidades;
  2. Toxidade;
  3. Riscos de contaminação;
  4. Facilidade de limpeza;
  5. Instruções de operação;
  6. Consequências de possíveis erros;
  7. Controle de processos de preparação dos ingredientes;
  8. Regulamentação de processos – requisitos essenciais;
  9. Embalagem;
  10. Contribuições para a segurança do alimento.

Seguir os principais pontos levantados por órgãos internacionais como HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points; Good Manufacturing Practices (GMPs) e os protocolos de Clean-in-Place (CIP)/Sanitize-in-Place (SIP) funciona como parâmetro para a indústria global de alimentos e bebidas. A implementação e implantação de tais regras auxilia na credibilidade do mercado de limpeza para a indústria de alimentos e cria uma organização em termos de procedimentos para fornecedores e distribuidores de toda a cadeia relacionada à indústria e produtos de limpeza.

A limpeza é um processo e como tal não envolve somente o aspecto da química, mas também força, temperatura e tempo. Como processo deve ser compreendido pelo profissional que o executa com métodos eficientes, que no caso da indústria alimentícia envolvem do design do equipamento que está sendo limpo, passando pela utilização de substâncias detergentes, como finalmente pelo ferramental a ser utilizado no processo, como as escovas, que compõem a etapa inicial de limpeza no processo manual.

 

DETERMINAÇÕES DE LIMPEZA INTERNACIONAIS (HACCP)

 

Determinações de limpeza internacionais

 

 

CPI e a renovação dos processos de limpeza

Clean-in-Place (CIP) é processo que exige muito gasto de água, química e energia. Alguns fabricantes de alimentos e bebidas têm tentado melhorar a eficiência dos seus sistemas de CIP. O processo envolve uma abordagem manual, de tentativa e erro que não considera uma visão holística do sistema. Estas técnicas de melhoria da eficiência envolvem o seguinte:

 

1. Químicos modificadores – As novas substâncias químicas podem ser experimentadas com ou a concentração de produtos químicos existentes podem ser alterados para ver se a limpeza é conseguida mais facilmente.

2. Tempo de limpeza alterando – Aumentar ou diminuir o tempo necessário para a lavagem ou para ciclos de solução química pode resultar em alguns ganhos de eficiência, embora o equilíbrio de tempo de inatividade para a saída de produção e impacto sobre os níveis de tolerância de segurança tenha que ser reconsiderado.

3. Ajustar a temperatura da água – O aumento da temperatura da água para diminuir o tempo de limpeza, ou, inversamente, reduzindo a temperatura para reduzir os custos energéticos são também possíveis opções.

4. Reconfiguração de processos- Um estudo da CIP uso de linhas pode ser uma maneira útil para melhorar a eficiência da produção. Por exemplo, se a linha 1 está a 100% da capacidade e da linha 2 é raramente usada, um reequilíbrio simples seria para mover alguma limpeza de equipamentos para a linha 2.

5. Maximizar a eficácia de substâncias químicas – A introdução de detergentes à base de enzimas para acelerar reações químicas ou membranas para filtrar produtos químicos e capacitá-los para ser reutilizada por mais ajuda a economizar recursos.

Escova para lavar tanques

Escova para lavar tanques / reatores de inox pequeno. Base em polietileno, cerdas em nylon.

 

6. Soluções eco-friendly de execução – Bio-descontaminantes eliminam a necessidade do uso de produtos químicos e podem ajudar a reduzir a quantidade de energia, tempo e água para o processo de limpeza.

 7. A utilização de água ozonizada – A desinfecção com água ozonizada é eficaz em uma variedade de microrganismos e pode economizar em água, produtos químicos e energia. O processo típico com cinco tanques é reduzido a apenas três e é extremamente seguro para o meio ambiente porque o seu subproduto é oxigênio. No entanto ele pode ser mais dispendioso para implementar num sistema CIP existente, uma vez que exige a adição de uma estação de ozono e outro equipamento no local.

8. Desenvolver mentalidade conservação – A substituição de válvulas defeituosas e acessórios, desligando pulverizadores de água e mangueiras quando não em uso, e desligar ou remover ajuda tubagens redundante para melhorar a eficiência. Instalação de medidores em equipamentos vai ajudar a monitorar o consumo de água. Um exemplo disto é a instalação de medidores de fluxo em tubos de entrada e de saída para verificar o volume do líquido enviado e recebido. Isto pode ser analisado para identificar quaisquer perdas invulgares através da câmara de vazamento da válvula.

A seguir dois outros modelos de escovas utilizadas no segmento alimentício e com as quais a Weiberger atua:

Escova para lavar botas

1 Escova para Lavar Botas

 

Escova para forma de sorvete

2 Escova para forma de sorvete

 

Fonte: Supply Chain 24/7 – Modern Materials Handling Staff

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.