Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza na indústria alimentícia ajuda a reduzir custos

Para que a qualidade dos alimentos seja impecável, é muito importante que o ambiente esteja em dia com a higiene, a limpeza e a sanitização. A indústria alimentícia conta com uma diversidade enorme de produtos e as perdas são muito comuns, principalmente quando não se desenvolve a higienização.

A necessidade de implantar programas de limpeza, visam melhores condições de trabalho e, principalmente, a eliminação de microrganismos. Estas ações são de suma importância, além de produzir alimentos de uma qualidade maior, a saúde financeira da empresa também agradece, já que reduzirá as perdas de alimentos e evitando problemas com a saúde pública.

As principais fontes de contaminação neste setor são as matérias-primas, ingredientes, água, ar ambiental, pragas, insetos, ser humano e os equipamentos que não atendem às exigências dos órgãos responsáveis pela qualidade dos produtos.

É muito importante que fornecer treinamentos para  a equipe do setor de qualidade. Ter colaboradores bem treinados, pode ajudar a empresa a evitar desperdício. A responsabilidade do setor de qualidade é mostrar, que quanto mais limpo o local, menos contaminantes ele vai adquirir, além de acelerar o processo para finalizar o produto, seja qualquer tipo de alimento.

A higienização na indústria de alimentos, tem o objetivo de preservar toda a pureza, desde a palatabilidade e principalmente da qualidade microbiológica dos alimentos, trazendo uma boa condição higiênico-sanitária, não oferecendo riscos à saúde do consumidor. As bactérias representam uma importância maior, chegam a ser responsáveis por cerca de 70% dos surtos e 90% dos casos de intoxicação de origem alimentar.

Além do treinamento, os equipamentos de limpeza devem ajudar os colaboradores a chegarem ao nível para se produzir com qualidade os produtos alimentícios. Por exemplo, a utilização de escovas especiais, como as da Weinberger, que atendem qualquer necessidade das empresas, fornecendo o desenvolvimento de escovas específicas para a limpeza de qualquer lugar.  

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.