Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Saiba como fazer a limpeza de cozinha industrial de forma correta

É comum que tenhamos bastante atenção na limpeza da cozinha de nossas casas, visto que neste ambiente serão produzidos os alimentos que irão nutrir nossas famílias e o contato com superfícies e equipamentos que não estejam adequados e suficientemente limpos pode contaminar a comida e causar danos à saúde. Nas cozinhas industriais, a preocupação com a limpeza é ainda maior, visto que são espaços maiores, com um maior número de equipamentos e com circulação de muitas pessoas, além do compromisso de oferecer o melhor alimento para ao consumidor. Assim os cuidados com a higiene em cozinhas industriais devem ser redobrados. É responsável pela limpeza de cozinha industrial e tem algumas dúvidas sobre o processo de higienização? Confira nossas dicas!

 

Limpeza de equipamentos e utensílios

A proliferação de microorganismos patogênicos é comum em itens que não estão adequadamente limpos. Assim, assegure a limpeza correta e proposta pelos fabricantes dos materiais utilizados na cozinha industrial.

Água e sabão

O método mais tradicional para a limpeza higiene dos utensílios e peças de equipamentos é a lavagem com água e sabão. É indicado que após a higienização, os materiais sejam enxaguados em água corrente e depois imersos em água fervente por 15 minutos, garantindo uma desinfecção por calor.

Calor ou métodos químicos

Caso prefira não fazer a desinfecção por calor, é possível utilizar outros métodos para a limpeza adequada dos materiais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica o uso de métodos químicos.

Cloro

Agente fungicida e bactericida, o cloro é indicado pela OMS para realizar a desinfecção dos equipamentos e utensílios nas cozinhas industriais. Fique atento para utilizar o produto nas concentrações corretas, evitando a intoxicação.

Não esqueça da cozinha

Não somente os utensílios e equipamentos devem ser higienizados, lave bem as bancadas, pisos, paredes, câmaras e ralos com água e sabão, enxaguando em água corrente e quente. É importante que essa limpeza de cozinha industrial seja feita com água clorada também, garantindo maior higienização destes locais.

Tempo de ação

Após o uso dos detergentes com cloro, deixe-o agir por 10 minutos antes do enxágue.

Secagem natural

É recomendado que após a higienização, os equipamentos e utensílios da cozinha industrial sequem natural, evitando a recontaminação. Evite a utilização de panos de cozinha e de chão, estes itens costumam acumular germes e espalhá-los no ambiente ao invés de eliminá-los.

Utensílios x mãos

O local para lavagem das mãos e o para a lavagem de utensílios como pratos, tigelas, formas, panelas, potes e talheres devem ser separados, evitando contaminação.

Armazenagem

Normalmente os produtos utilizados para limpeza são tóxicos, armazene-os em local adequado juntos com os outros materiais de limpeza e longe dos alimentos. Uma boa dica é identificá-los para evitar confusões.

Materiais adequados

Além dos produtos químicos utilizados para desinfecção, existem outros materiais que podem auxiliar e aprimorar a limpeza de cozinha industrial, como as escovas especiais da Weinberger, que com formatos excepcionais que se adequam às mais diversas superfícies.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.