Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Assepsia de equipamentos hospitalares

Caracterizada como um conjunto de medidas para impedir que microrganismos se desenvolvam em ambientes distintos, a assepsia seria crucial sobre o ambiente hospitalar para evitar que as pessoas estejam diante do risco da transmissão de infecções. Basicamente seria um processo de limpeza intenso feito não apenas no ambiente, mas principalmente nos equipamentos que venham a ser utilizados no dia a dia de um hospital ou consultórios.

A assepsia de equipamentos hospitalares se mostra uma das atividades de maior importância nos hospitais por conta dos processos que a mesma realiza. Com esse objetivo de eliminar todo e qualquer risco das pessoas se contaminarem com microrganismos na forma vegetativa e esporulada, a assepsia pode sugerir o uso de vários produtos químicos ou inclusive materiais que realizam uma higienização completa de todos os equipamentos.

Os processos de assepsia nos equipamentos hospitalares

A assepsia de equipamentos hospitalares pode ocorrer em três fases a limpeza, desinfecção e esterilização. No caso, a primeira seria a limpeza para remover os resíduos que se encontram notáveis sendo que o método a ser usado pela limpeza depende do tipo de equipamento. O segundo seria a desinfecção e que seria o processo de maior importância, pois permite afastar os microrganismos que tendem a infectar os pacientes de um hospital.

No processo de desinfecção pode-se usar desinfetantes e outros produtos que matam as bactérias presentes no equipamento além de materiais úteis a limpeza como as escovas de diferentes diâmetros. Por último o processo de esterilização, que serve basicamente como um complemento a fase anterior para que destrua ou elimine de uma vez os microrganismos. Assim pode-se finalizar todo processo de assepsia de equipamentos hospitalares.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.