Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Atenção e cuidado na limpeza de bancadas de laboratório é fundamental

As bancadas de laboratórios são locais em que muitas bactérias podem ficar, isso pelo fato de vários produtos e objetos diferentes passarem ali por dia. Quando alguma sujeira fica encrustada na bancada, a chance do produto manipulado ali ter a sua composição alterada é grande. Desse modo é importante manter uma limpeza regular nessas superfícies.

Cada laboratório trabalha com um item diferente, então é importante que a empresa limpe o local de acordo com a produção feita ali. Se o material manipulado é muito sensível, é recomendado que o local seja limpo ao menos duas vezes ao dia, antes e depois seu uso. Se houver a necessidade de uma limpeza mais profunda, o supervisor pode contratar uma empresa especializada no assunto. Dessa forma evitará uma contaminação cruzada nos produtos produzidos ali e impedirá que o consumidor final seja afetado pelo contágio indireto.

Ao realizar a limpeza, o profissional deve se manter protegido das bactérias, caso contrário poderá se contaminar e gerar grandes complicações. Assim, em alguns casos pode ser necessário o uso de máscaras faciais a fim de proteger as vias respiratórias e luvas hospitalares ou de borracha, que evitam o contato com a sujeira do ambiente. Caso precise transportar algum produto corrosivo ou nocivo à saúde, deve ser retirado com cuidado e colocado em outro lugar seguro para que não caia ou entre em contato com outras substâncias.

Os produtos mais usados nas limpezas de bancadas de laboratório são água, sabão bactericida, álcool 70% e lixívia. A maioria dos técnicos limpa a bancada inteira com água e sabão com auxílio de uma esponja, após isso umedecem um pedaço de pano com álcool e passam sobre toda a extensão da bancada. Há casos em que é indicado o uso de lixívia no local do álcool. Nessa situação, uma parte de lixívia deve ser diluída em nove partes de água, após isso basta umedecer o pano e passar sobre a bancada. Se a sujeira estiver difícil de ser retirada com a esponja, é aconselhado o uso de escovas de limpezas próprias para a tarefa, a Weinberger trabalha com escovas para limpeza de bancadas de laboratório, acesse o site e peça um orçamento!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.