Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Como fazer uma limpeza de mangueiras adequada nas indústrias?

Como em todo ambiente, a higienização é muito importante. Especialmente dentro das indústrias, a limpeza de mangueiras se torna ainda mais imprescindível, por conta dos produtos que são produzidos e manipulados. Uma indústria de alimentos, por exemplo, precisa seguir rigorosamente um protocolo de higiene para que além de não ser penalizada pelos órgãos competentes, possa oferecer um produto de qualidade e livre de qualquer contaminante para seus clientes. 

Da mesma forma ocorre na indústria farmacêutica e hospitalar, bem como na agropecuária. A forma de conduzir essa limpeza, por sua vez, pode ser determinante para a qualidade do processo de higienização e também na otimização de tempo.

Por que fazer a limpeza de mangueiras nas indústrias?

Dentro das indústrias existe uma série de procedimentos e equipamentos aos quais a atenção à higiene precisa ser levada em consideração. Eles exigem que os métodos utilizados sejam distintos, justamente para bem atender a demanda de cada um. Isso significa que a limpeza das bancadas é diferente da higienização necessária dos maquinários. Inclusive o uso de produtos e itens de limpeza pode variar. 

No artigo de hoje, nós trazemos a importância da limpeza de mangueiras nas indústrias de maneira correta. Item responsável, muitas vezes, por fazer o transporte da matéria-prima dentro da empresa, ela é indispensável e precisa passar por uma limpeza rigorosa periodicamente, a fim de eliminar sujeiras que podem grudar em suas superfícies, concentrando microrganismos que são muito prejudiciais.

A limpeza de mangueiras é a mesma em qualquer segmento?

Cada tipo de indústria exige um procedimento diferente, pois os produtos que passam pelas mangueiras são distintos, bem como sua consistência e facilidade ou não de limpeza. Porém, seja na indústria alimentícia; farmacêutica; hospitalar ou mesmo na agropecuária, o uso de jatos de água na limpeza das mangueiras é muito bem-vindo para minimizar a presença de microrganismos. Como muitas dessas indústrias exigem esterilização, uma recomendação é o uso de escovas com conector para mangueira, para que se tenha um contato mínimo com o equipamento, garantindo sua limpeza.

Existem escovas específicas para a limpeza de mangueiras? 

A Weinberger é especialista em escovas, inclusive para limpeza de mangueiras, e desenvolveu uma série de equipamentos devidamente pensados na necessidade de cada setor. Em nosso catálogo você encontra escovas para mangueiras, tubos e também para a devida higiene de outros equipamentos da empresa

Mas qual a importância disso? Fazer uso de um item de limpeza apropriado garante que ele seja higienizado como um todo, levando em consideração todas as suas características, portanto, cada detalhe, dobra e locais de difícil alcance. Outra vantagem de usufruir de produtos especializados é o ganho de tempo na produção. Quando mais assertivo for o seu processo de limpeza, mais rápida será a retomada das atividades, sem negligenciar as condutas de higiene estabelecidas pelos órgãos competentes. 

Quer saber mais quais escovas pode atender a sua necessidade? Acesse nosso site e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.