Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Contaminação cruzada: saiba como evitar este problema na sua empresa

Viver sem alimentos, é impossível para qualquer ser vivo. Assim a produção de alimentos é essencial para nossa sobrevivência e deve seguir diversos padrões para garantir a qualidade dos mesmos e a nossa saúde, visto que ingerir alimentos contaminados é perigoso e pode causar diversas doenças, até a morte. De acordo com pesquisas do Instituto Pan Americano de Proteção de Alimentos e Zoonoses (INPPAZ), 40% das doenças transmitidas por alimentos, em diversos países da América Central e da América do Sul, são provocados por descuidos durante o preparo, ou seja, a cada 10 pessoas que têm intoxicação alimentar, quatro delas ficaram doentes por alguma contaminação que aconteceu durante o preparo do alimento.

A contaminação cruzada é uma das principais responsáveis pela degradação dos alimentos e acontece quando bactérias são transferidas de um local, superfície, alimento contaminado para outro limpo, normalmente o responsável pelos descuidos é o encarregado por manipular os alimentos ou até mesmo fazer a higiene do local. Confira algumas regras fundamentais na produção de alimentos que vão garantir o sucesso do processo produtivo e evitar a contaminação cruzada:

Higiene pessoal

É fundamental que os profissionais que tenham contato direto com o alimento possuam uma higiene impecável e muito cuidado com a saúde. A falta de higiene dos colaboradores é uma das principais fontes de bactérias na produção de alimentos é importante ficar atento a todos os detalhes.

– Lave as mãos e antebraços até os cotovelos com sabonete anti sépticos e enxágue bem

– Mantenha as unhas curtas, limpas e sem esmalte

– Escove as unhas com escovas de nylon

– Não use anéis ou pulseiras

– Seque as mãos com toalhas descartáveis

Higiene operacional

– Não toque nos trincos das portas, geladeiras, câmaras frias e maçanetas com as mãos sujas, fique atento também em sempre lavar e higienizar os utensílios antes de reutilizá-los.

– Em casos de doenças como gripes e alergias, procure um médico e siga as orientações.

– Caso coce a cabeça, orelhas, testa, nariz ou qualquer outra parte do corpo, lave as mãos.

Uniforme

Na maioria das empresas fabricantes de produtos alimentícios, o uso de uniforme na área da produção é obrigatório, visto que esse facilita o controle da limpeza no ambiente e evita o contato de cabelos e suor com os alimentos. É obrigatório que os uniformes estejam limpos e bem conservados. Outros cuidados também são exigidos como:

– Aventais e jalecos devem ser brancos, com mangas e sem bolsos.

– Calças também devem ser de cores claras.

– Calçados não podem ser de couro, devem ser de cores claras e estar sempre limpos.

– Em alguns casos, o uso de capacete é necessário.

Área de trabalho

Os ambientes onde são produzidos os alimentos também deve ser bem planejados e seguir algumas regras, confira:

Forro: Se o ambiente tiver forro, este deve ser de material liso, impermeável e pintado de branco. Não utilize forros de madeira e mantenha os cantos arredondados para facilitar a limpeza

Janelas: as janelas devem permitir boa ventilação e iluminação natural ao ambiente, mas não expô-lo ao excesso de sol. É indicado que sejam colocadas telas anti-insetos nestes locais.

Paredes: devem ser de alvenaria, lisas, com pintura branca impermeável e lavável ou com azulejos e rejuntes claros.

Pisos: Precisa ser de fácil limpeza, resistentes e antiderrapantes. O ideal é que tenha inclinação de 2% em direção aos ralos para facilitar o escoamento de líquidos.

Ventilação: o ambiente deve ter o ar renovado constantemente, além de condições de umidade adequadas e um sistema que garanta a eliminação de vapores e fumaça

Higiene

De nada adianta todos os cuidados com a limpeza dos profissionais, se o ambiente não for higienizado corretamente. Além da limpeza diariamente, deve-se fazer a desinfecção dos forros, da parte superior das paredes e esquadrias. Os utensílios e equipamentos devem ser de fácil limpeza e devem ser usados somente para os fins que foram projetados e estar em bom estado de funcionamento.

A limpeza e organização do local de preparo são essenciais para garantir a segurança e saúde dos alimentos. Use produtos e equipamentos adequados para esta atividade, a Weinberger oferece aos fabricantes, escovas especiais para a limpeza industrial, visite o nosso site e confira os modelos disponíveis. Com certeza, você encontrará a escova ideal para a sua empresa.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.