Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Os perigos da contaminação cruzada em medicamentos, saiba como evitar

A contaminação cruzada é mais conhecida em hospitais, mas também acontece na indústria farmacêutica. Para os que não sabem, é um tipo de transferência de bactérias de um objeto para outro. Para as produções de medicamentos esse tipo de contaminação é extremamente perigoso, pois as bactérias podem contaminar os remédios que servem para ajudar na cura de outras bactérias.  Os remédios para fins oncológicos são obrigados por lei a serem produzidos separadamente dos outros. O que então pode ser feito para evitar a contaminação cruzada em medicamentos tão importantes?

Cuidados dos profissionais

Apesar dos profissionais saberem o que fazem no seu trabalho, é importante tomar algumas precauções na hora de preparar os remédios como: usar toucas ao entrar na produção; se atentar onde as pás e espátulas são colocadas; manter as unhas sempre curtas e aparadas; usar sempre máscaras hospitalares; se estiver com uma doença contagiosa (gripe e outros) ou  um machucado exposto, avise imediatamente o setor e peça para ser transferido a fim de não contaminar os remédios que ali estão sendo produzidos; os jalecos não podem ter bolsos, pois acumulam muita sujeira.

Limpeza no local é essencial

Não é preciso dizer que a limpeza no local é um dos fatores cruciais para diminuir o risco de contaminação nos medicamentos. Quando o local é limpo, o índice de contaminação é muito menor. Usar jalecos por cima das roupas que usamos no dia a dia para evitar levar microrganismos ao ambiente de fabricação, usar pás somente uma vez na fabricação dos remédios, as embalagens devem ser imediatamente descartadas após o uso independentemente da situação e sempre esterilizar as esteiras e bancadas que os remédios passam são passos simples que mantém a fábrica limpa e longe de contaminação.

Use equipamentos que realmente tirem toda a sujeira

Para uma boa limpeza, o uso de esponjas simples e panos podem aumentar o risco de contaminação por não serem específicos para essa ação. Dessa forma é interessante procurar produtos que durarão mais tempo e tirarão mais sujeira do que os equipamentos convencionais. A Weinberger trabalha com escovas para o ramo farmacêutico, pelo site é possível pedir um orçamento dos produtos mais indicados para a sua empresa, confira.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.