Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Entenda as diferenças e utilidades das vidrarias no laboratório

As vidrarias no laboratório são fundamentais para que o trabalho realizado seja feito com precisão. Da mesma maneira que em qualquer outro trabalho, os meios utilizados para chegar ao produto final precisam respeitar aquilo que o procedimento pede. Em uma metalúrgica, as máquinas precisam ser capazes de fundir um ferro, enquanto nos hospitais, os instrumentos precisam estar esterilizados e nos laboratórios, as vidrarias higienizadas adequadamente. Se isso não ocorrer, certamente os resultados estarão contaminados ou não surtirão o efeito esperado. 

Utilizados para realizar análises e experimentos em biologia e química, as vidrarias no laboratório podem ser de vidro cristal ou vidro temperado. Um dos seus principais objetivos, é permitir que testes sejam constantemente realizados, a fim de entender as alterações biológicas que afetam o corpo humano e a natureza, bem como encontrar soluções para doenças. Assim, existem conceitos muito importantes para o uso das vidrarias, que é o de precisão e o de exatidão. 

Por mais que essas expressões sejam parecidas, existe uma diferença. A precisão é a responsável por expor uma comparação entre vários resultados e serve para verificar se o instrumento de medição realmente consegue reproduzir um resultado. Já a exatidão, diz respeito à determinação de um valor exato. Isso significa que as vidrarias de precisão são capazes de garantir que os dados encontrados durante um teste laboratorial sejam o mais próximo da realidade do que está sendo pesquisado.

Entre os modelos de vidrarias para laboratório há uns com mais precisão do que outros. Essa diferença se dá pela diferença de circunferência. Quanto menor é a circunferência, melhor é a leitura. Para entender melhor na prática, alguns exemplos de vidrarias mais exatas são: as buretas e o balão volumétrico. Enquanto na lista das vidrarias menos exatas estão a proveta, o becker e os erlenmeyers.

Trabalhar em laboratório é assumir uma enorme responsabilidade e por isso, a higienização correta das vidrarias se torna indispensável. Na Weinberger, você encontra uma série de escovas específicas para esse nicho de mercado, que garantem a limpeza eficaz das vidrarias no laboratório. Não deixe de conferir! 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.