Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Limpeza é exigência para o funcionamento de tanques de resfriamento

Os tanques de resfriamento são extremamente necessários para que o leite chegue às mesas com qualidade. Mas, para efetivamente garantir isso, é preciso que o equipamento seja higienizado corretamente e siga as devidas instruções de armazenamento. O principal objetivo da refrigeração é aumentar o tempo de conservação do leite e tudo o que tem de ser cumprido é estabelecido por normas, às quais é preciso ficar atento.

O setor agropecuário requer uma atenção ainda maior quando se trata de higienização dos equipamentos e saneamento dos ambientes. Até porque, tudo o que é colhido para servir de alimento está muito propenso à contaminação e geralmente possui pouco tempo de validade, se não passar pelos devidos processos. Em especial no caso do leite, para estender esse prazo os tanques de resfriamento são fundamentais. Assim, é possível que o produto chegue às mesas com as devidas propriedades e ainda ter um prazo para consumo.

A construção dos tanques de resfriamento, por sua vez, deve seguir as determinações de forma adequada, assegurando que o leite não seja contaminado durante os processos pelo qual ele precisa passar. A regulamentação à qual os produtores devem atender é a ISO 5708, que também orienta a utilização dos materiais correspondentes. Uma das especificações é que seja utilizado aço inoxidável em tudo o que entrará em contato com o leite. Isso se refere ao interior do tanque e a determinados componentes, por exemplo, que devem ser higienizados com dispositivos adequados. O isolamento térmico também é um requisito, para permitir a transferência de temperatura especificada, que é uma das principais questões. Por isso, os tanques de resfriamento precisam estar equipados para fazer a medição dessa temperatura, em escala graduada em graus Celsius, entre outras determinações.

Diante de todas essas especificações, como já mencionado, a atenção com a limpeza dos tanques de resfriamento deve ser adequada, garantindo a qualidade e as propriedades do leite. Um utensílio fundamental nesse processo são as escovas. A Weinberger possui uma linha específica para o segmento de agropecuária, atendendo às necessidades do setor. Não deixe de consultar nosso site e conferir os produtos comercializados!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.