Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Descubra a importância da limpeza no laboratório em tempos de pandemia

Em março deste ano a pandemia da Covid-19 mudou drasticamente a rotina das pessoas, devido ao alto risco de contaminação do vírus. O mundo todo sofre com os impactos da crise na saúde, economia, política e assistência social. Algumas empresas tiveram que cessar suas atividades, pela necessidade do distanciamento social, outras, porém, se mostraram essenciais no enfrentamento da pandemia e uma delas foram os laboratórios. Nesse sentido, como em todos os outros segmentos, a limpeza no laboratório se tornou crucial e precisa ser realizada com responsabilidade.

Responsáveis por realizar uma série de estudos para o desenvolvimento da vacina, os laboratórios têm um grande compromisso com a população. Eles avaliam as amostras para identificar indícios do vírus e entender como ele se comporta no organismo. Esse trabalho, por sua vez, é bastante minucioso e necessita ser realizado de maneira precisa, especialmente a limpeza no laboratório.

A forma de transmissão do vírus fez com que o mundo todo tivesse que adotar diversas medidas de higiene, determinadas pelos órgãos competentes. No caso dos laboratórios, a completa esterilização dos espaços reduz as chances de erros nos exames. Nos laboratórios, qualquer contaminação pode ser decisiva no resultado de um exame ou na elaboração de alguma solução química, por isso, todos os instrumentos devem ser rigorosamente higienizados. 

Como fazer a limpeza no laboratório

Além dos instrumentos, a limpeza do espaço físico do laboratório também é de suma importância. Entre elas está a desinfecção de superfícies, chão, maçaneta e assentos, que precisa ser feita com produtos que inviabilizam o vírus, a exemplo do álcool.

A limpeza no laboratório em equipamentos como: buretas, tubos de testes, frascos, pipetas, também é necessária e garante precisão nos resultados. Primeiro, é preciso definir o tipo de substância que foi utilizada, depois o produto. De maneira geral, a limpeza é feita da seguinte maneira: 

– Remoção dos resíduos sólidos manualmente

– Lavagem completa com água

– Banho na solução de detergente

– Retirada de outros resíduos com auxílio de escovas apropriadas para a limpeza no laboratório

– Enxágue 

– Purificação com água destilada

– Secagem

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados durante a limpeza no laboratório, principalmente com os equipamentos. Os produtos utilizados devem ser exclusivamente para estes fins. No caso dos utensílios, as escovas podem ajudar. Elas devem ter formatos específicos para garantir uma lavagem mais eficiente. A Weinberger, fabricante de escovas, possui diversos modelos que podem contribuir nessa etapa. São produtos de alta qualidade, desenvolvidas especialmente para limpeza desses equipamentos que possuem tamanhos e formatos diversos. 

É importante investir na qualidade dos materiais e na capacitação dos profissionais responsáveis pela limpeza, pois assim o resultado será eficiente e trará segurança para todos. Entre em contato e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.