Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Manter a sala de ordenha limpa aumenta a qualidade do produto final

Como um dos maiores produtores de leite no mundo, é normal que produtores brasileiros se preocupem com a qualidade da mercadoria que produzem, para isso empresas trabalham dia a dia criando mecanismos e treinando seus funcionários para impedir que o leite se contamine com bactérias ou os animais fiquem doentes. Dentre os cuidados prioritários, deixar a sala de ordenha limpa é a que mais tem destaque.

Manter o local higienizado minimiza a chance dos animais desenvolverem mastite, doença causada 90% por bactérias devido à má limpeza nos tetos, o que reduz o número de produção; alguns produtores usam antibióticos para tratar a infecção e continuam a ordenhar o animal, mas essa solução traz prejuízos, uma vez que há chances de conter resíduos de medicamentos no leite e afetar o consumidor final. Para evitar que isso aconteça, é recomendado que antes de toda ordenha os tetos sejam lavados com um produto desinfetante e seco com papel toalha; após o processo deve-se lavar novamente os tetos. É aconselhado também alimentar os animais após a ordenha, assim não deitarão no chão e diminuirá as chances dos microrganismos entrarem pela abertura dos tetos. Em caso de surto de doenças, deve ser feito desinfecção em toda a sala com o produto recomendado por um profissional e retirar o excesso com água.

Limpar somente os tetos não é o suficiente para impedir doenças e bactérias no leite, manter a sala de ordenha limpa é um dos passos mais importantes para que o local fique longe de contaminações. Lavar o chão e as paredes com jatos de água com auxílio de vassouras próprias elimina a maioria da sujeira como urina, fezes e restos de ração; lavar as teteiras com água tratada com cloro e usar uma escova específica para o mecanismo é outra maneira de manter o leite longe de impurezas. Para a limpeza total do local é preciso uma grande quantidade de água, se a fazenda instalar calhas para coletar água da chuva, usar água da caixa de reuso ou de um rio que estiver perto para lavar o chão da sala, economizará até 30% de água.

Quanto maior o cuidado que a ordenharia tiver para manter a sala de ordenha limpa, melhor será a qualidade do leite produzido e os animais estarão sempre saudáveis. A Weinberger trabalha especialmente com escovas para o ramo agropecuário, acesse o site e peça um orçamento!

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.