Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Perigo de contaminação cruzada existem também nas indústrias de ração

A contaminação cruzada é algo que preocupa muito as indústrias alimentícias, além de causar problemas como intoxicações alimentares, a contaminação cruzada pode provocar grandes infecções e até levar pessoas à morte. Assim as empresas sempre tomam o máximo de cuidado para que nenhuma bactéria entre em contato com os alimentos. Esta preocupação existe também nas empresas que produzem rações para animais.

Apesar de terem um sistema imunológico diferente, os animais não são imunes aos micróbios.  Além de que a falta de cuidado pode contaminar tanto o animal, quanto o consumidor deste tipo de alimento. Por exemplo, uma granja usa uma ração contaminada para alimentar seus frangos, mas não sabe desse fato e leva os animais para corte e vende a sua carne. A pessoa que adquirir esse produto no mercado e consumi-lo, também será contaminada pelas bactérias e pode ter grandes problemas de saúde.

Nesse ramo, a qualidade de um produto é essencial para se destacar entre os concorrentes e a limpeza é um dos fatores cruciais para a qualidade de um produto. Se tiver algum problema nesse aspecto, a empresa pode ser multada e advertida pelos órgãos regulamentadores. Quer evitar problemas com a limpeza na sua empresa? Veja algumas ações que podem ser tomadas para diminuir a chance de contaminação cruzada em uma indústria alimentícia:

– Para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada, é importante não misturar as linhas de produção. Pois, caso haja uma contaminação, os outros produtos correm o risco de serem contaminados. Dessa forma, cada setor terá a sua linha de produção, empacotamento e transporte.

– Quando receber os produtos dos fornecedores, não aceite nenhum que esteja com alguma suspeita de contaminação ou que esteja estragado. Essa ação também pode causar a contaminação cruzada e grandes problemas para a empresa. Há casos em que até os funcionários se contaminam e ficam doentes. Portanto, é importante nunca aceitar nenhum produto contaminado ou que tenha uma origem duvidosa.

– Fazer uma limpeza profunda semanalmente em cada setor também é muito importante para evitar qualquer tipo de contaminação. É recomendado o uso de produtos bactericidas, para que, caso haja algum resíduo de bactéria em alguma máquina ou objeto no setor, esta não consiga se multiplicar e seja exterminada pelos produtos. A limpeza das áreas externas também é muito importante.

Seguindo essas sugestões, as chances de algum produto se contaminar diminuirão drasticamente. A Weinberger é especialista no ramo de limpeza. Seus produtos são excelentes para retirar todas as sujeiras e bactérias existentes no local. Acesse o site, veja nossos e peça um orçamento!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.