Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Separação de misturas na indústria exige higiene e adequação

Vários são os procedimentos necessários dentro da indústria para que o produto saia da maneira correta. Isso requer tratar alguns insumos utilizados, pois cada tipo de processo há uma exigência diferente. A maioria dos materiais não são substâncias puras, mas são compostos por misturas. Dependendo da necessidade, é preciso separá-las para que não ocorra nenhum problema na produção. Porém, essa separação de misturas varia de acordo com uma série de fatores, como tipo de mistura: homogênea ou heterogênea; seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso e as propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura: pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade. Independentemente do processo utilizado, é necessário ter atenção à higiene e à maneira como é realizado.

De acordo com o site Globo Educação, misturas homogêneas são monofásicas, como as misturas da água com álcool, água com açúcar e o ar atmosférico. Já as heterogêneas são as que apresentam duas ou mais fases. Seus componentes podem ser distinguidos pela observação visual, olho nu, ou por microscópio. Água e areia ou água e azeite alguns exemplos. Isso permite compreender que os processos de separação precisam ser diferentes para cada tipo de mistura.

Para a separação de misturas homogêneas, algumas opções são: destilação simples, evaporação, destilação fracionada e liquefação fracionada. Já para a separação dos componentes de mistura heterogênea, os procedimentos são mais abrangentes e envolvem: decantação, centrifugação, filtração, catação, levigação, ventilação, peneiração, separação magnética e flotação. Entre os processos para mistura heterogênea está a peneiração. Utilizada na separação de sólidos de tamanhos diferentes, é preciso contar com o auxílio de uma peneira. Esse é o objeto principal para a mistura, em que somente as partículas com menor dimensão atravessam a malha. Pode ser utilizado na separação de misturas de diferentes granulações. 

A Weinberger é uma empresa especialista em escovas para higienização. Com atuação em diversos setores, inclusive no industrial, afirma que a limpeza das peneiras é fundamental. “Com um papel imprescindível no processo de separação de misturas, a peneira precisa de uma limpeza adequada entre um serviço outro, justamente para que as partículas retidas não corram o risco que ir para a produção”, explica. A empresa conta com escovas específicas para cada tipo de limpeza, como para a higienização adequada das peneiras. “Por serem confeccionadas especialmente para essa finalidade, elas possuem fácil manuseio e maior probabilidade de remoção total das partículas indesejadas”, reforça.

Mas essa não é a única. Como mencionado, a Weinberger dispõe de toda uma linha direcionada à indústria, oferecendo modelos diferentes para máquinas, bancadas etc. “Inclusive para outros métodos de separação de misturas, a limpeza é muito importante e certamente a empresa conta com algo que possa ser útil”, finaliza. Além da limpeza, seguir todas as demais normas previstas pelos órgãos competentes do setor é extremamente necessário. São essas práticas que vão garantir a qualidade da produção, bem como do que é comercializado. A segurança ao consumidor e a do colaborador dentro da empresa também são garantidas quando tudo está dentro da conformidade.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.