Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Como reduzir os riscos de infecção hospitalar com uma limpeza adequada

 

A infecção hospitalar é aquela adquirida após o contato do paciente a determinados procedimentos hospitalares. Pode se tratar desde uma contaminação por meio de um instrumento utilizado por algum médico ou enfermeiro, ou mesmo pelo espaço que não está limpo adequadamente. Como o hospital é um local mais propenso à proliferação de bactérias e ao contágio de doenças infecciosas, a higiene deve ser levada muito a sério e todos os procedimentos previstos devem ser devidamente realizados para evitar problemas mais sérios.

Considerado um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais, a infecção hospitalar atinge também os profissionais da saúde, além dos pacientes, e a principal medida para controle das infecções é a higienização das mãos. Essa é uma das maneiras de controlar a infecção e garantir a qualidade dos serviços e atendimentos prestados dentro da instituição. As normas da vigilância sanitária são bastante claras no que se refere ao perigo de contaminação e por isso, determina que todos os espaços e equipamentos estejam devidamente limpos e esterilizados.

Mesmo que o paciente venha a demonstrar os sintomas depois de sair do hospital, ainda assim a doença pode ser diagnosticada como uma infecção hospitalar. Os microrganismos que causam essas infecções são as bactérias, os fungos, os vírus e os protozoários. Embora eles não sejam perceptíveis a olho nu, estão muito presentes em vários ambientes, especialmente no hospitalar. Por isso, é importante estar atento às transmissões que podem ocorrer por meio de água ou alimentos contaminados, de pessoa para pessoa por gotículas de saliva ou pelo ar com pó ou poeira contaminados.

A Anvisa recomenda escovas de cerdas duras com cabo longo, no mínimo 1,60 cm, para serem usadas exclusivamente na limpeza pesada de pisos de banheiros. Para os profissionais de limpeza, é importante o uso de botas, portanto mantê-las livres de sujeiras com escovas é muito importante. Para ajudar nisso, a Weinberger dispõe de escovas especiais para cada tipo de higienização. A linha para hospital, certamente será muito útil para evitar a infecção hospitalar, até mesmo por ela ser criada especificamente para limpar instrumentos específicos, por menores que sejam. Para ambientes hospitalares, as escovas industriais com alta demanda são a tipo “papagaio” e comadre, as quais a empresa dispõe e você pode conferir no site!

 

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.