Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Qual é a importância da higiene para a saúde humana e animal?

Tomar banhos regularmente, manter uma boa higiene bucal, lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro, deixar tudo limpo para o manuseio de alimentos são algumas das recomendações diárias de cuidados com a higiene para ter uma vida mais saudável e que há séculos fazem parte da vida dos seres humanos. 

Com o enfrentamento de uma crise sanitária gerada por uma pandemia, o senso de preocupação com a higiene para proteção contra doenças foi ampliado nos últimos anos. Porém, a necessidade de uma limpeza impecável para uma boa qualidade de vida vai além dos cuidados pessoais, está presente em diferentes espaços da vida em sociedade e se faz cada vez mais necessária.  

Higiene para a saúde humana

Para os seres humanos, manter o corpo limpo pode significar uma prevenção contra doenças causadas por fungos, vírus e bactérias. Porém, além da preocupação com o próprio corpo, uma boa higienização dos espaços de convívio, moradia e trabalho também tornam a vida das pessoas mais seguras. 

O mesmo vale para os setores industriais, sobretudo, os responsáveis por produtos alimentícios, que recebem uma fiscalização rigorosa da Vigilância Sanitária já que alimentos contaminados podem gerar doenças em nos consumidores.

Higiene para a saúde animal

A higiene é tão importante para os animais quanto a necessidade de comer e beber água. Apesar de cada espécie possuir uma rotina particular de limpeza, os bichos também são afetados por microrganismos que se proliferam com a sujeira e que também podem acabar atingindo os seres humanos por meio do contato.

Na agropecuária, os cuidados devem se estender para a limpeza de lugares como currais, granas e estábulos, onde os animais costumam defecar e urinar. A higienização correta e periódica destas instalações previne o surgimento de problemas ligados a vermes e bactérias. Na criação de bovinos, por exemplo, a higiene pode refletir diretamente na qualidade do leite ordenhado.

Dicas para uma boa higiene

Já que para as indústrias a higienização também desempenha um papel fundamental na manutenção do maquinário e segurança dos envolvidos nos processos, é preciso haver uma escolha criteriosa dos produtos usados para limpeza, para evitar que nada seja danificado. 

O uso de água e detergente ajudam na remoção de matérias orgânicas que se acumulam nos ambientes. Para prevenir os riscos à saúde causados por microrganismos é possível usar desinfetantes específicos sobre as superfícies, indicados de acordo com cada tipo de demanda. 

Além disso, escovas para higienização podem ser grandes aliadas destes processos. A fabricante de escovas de higienização Weinberger conta com uma variedade de escovas fabricadas para diferentes tipos de de limpeza, que contribuem para a garantia e segurança da qualidade de vida dos seres humanos e animais.  Saiba mais sobre os produtos da fabricante pelo site da Weinberger ou entre em contato para mais informações.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.