Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

3 princípios para limpar um balde de leite do jeito certo

Diversos fatores contribuem para produção de leite de alta qualidade, no entanto, é comum se lembrar dos itens principais, como por exemplo, garantir um bom estado de saúde dos animais.

Proporcionar o acesso a uma alimentação rica em nutrientes, realizar um manejo adequado durante a ordenha, a limpeza correta do balde de leite, além de tomar os devidos cuidados durante o processo também fazem parte do processo.

Por outro lado, manter os tanques e equipamentos de ordenha livres de resíduos orgânicos é também fundamental para garantir uma produção segura e de qualidade.

Isto porque as superfícies de contato dos equipamentos podem se tornar ambientes favoráveis para multiplicação bacteriana pela aglomeração de proteínas, gorduras e da própria lactose do leite.

Para manter o leite em condições apropriadas, é necessário atender uma série de recomendações de limpeza que vão desde a remoção dos resquícios dos baldes de leite e unidades de ordenha, até a esterilização dos equipamentos utilizados. 

Veja alguns dos pontos mais importantes listados pela fabricante de escovas para higienização Weinberger.

Temperatura

Levando em conta que a gordura do leite pode entrar em estado sólido em temperaturas menores que 35ºC, é recomendado que o ciclo de limpeza seja realizado com temperatura próxima a 38ºC. 

Para a remoção dos restos de leite, é preciso usar água morna ou com temperatura próxima a 40º C, evitando assim, a formação de uma crosta sobre a superfície de contato e a solidificação da gordura. 

Lavagem e desinfecção do balde de leite

O uso de detergentes, combinados com a água quente, ajudam a eliminar a matéria-gorda, sais minerais e proteínas que podem contribuir para a formação de pedras de leite. As soluções devem ser aplicadas de acordo com as orientações de seus fabricantes. 

Antes de depositar um novo leite no balde é recomendada a lavagem com o uso de desinfetante e enxágue de água corrente em abundância. 

Escovação 

O uso da limpeza automática não deve substituir o trabalho da limpeza manual na remoção de resquícios mais resistentes, menores e de difícil acesso. Estes resíduos, por menores que sejam, podem contribuir para o desenvolvimento de microrganismos e bactérias. 

Por sua vez, as escovas usadas para limpeza dos recipientes de laticínios e demais equipamentos não devem conter cerdas de aço, para evitar possíveis avarias nas superfícies lisas, como aço inoxidável, que também podem acumular resquícios em suas ranhuras. Para estas situações, as escovas com cerdas de nylon são as mais recomendadas.

Escovas para limpar balde de leite

A Weinberger fabrica escovas  para higienização que atendem diversas demandas da agropecuária e contribuem para os melhores resultados nas produções. Para saber mais sobre os produtos visite o site da Weinberger ou entre em contato.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.