Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Contaminação cruzada: evite a contaminação de alimentos e possíveis doenças

Alimentos crus, como ovos e carnes vermelhas, são responsáveis, em média, por 34,5% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos que ocorrem no Brasil. De acordo com Organização Mundial da Saúde, 1 a cada 10 pessoas adoecem por comer alimentos contaminados. Dentre os principais agentes contaminantes responsáveis pelos casos, encontram-se bactérias, parasitas e vírus, além de toxinas e agentes químicos comumente encontradas em ovos, leite não-pasteurizado, carne mal cozida, frutas e vegetais.

O que poucos sabem é que pelo menos 25% de todos esses casos de intoxicação alimentar estão associados a contaminação cruzada, devido a práticas ineficientes de higienização das mãos, contaminação dos equipamentos ou utensílios e armazenamento inadequado dos alimentos.

Mas o que é contaminação cruzada? 

Desconhecido de boa parte das pessoas, esse termo se refere a transferência de microrganismos patogênicos (ou seja, um microrganismo que pode causar uma doença) de um alimento contaminado, para um outro alimento que não esteja contaminado através do uso de equipamento e utensílios sem a devida limpeza entre um preparo e outro, normalmente ocorre em serviços de alimentação e indústrias.

Uma das principais causas de doenças transmitidas por alimentos, a contaminação cruzada pode acontecer em várias etapas do processo de produção ou manipulação de alimentos e ser responsável por sintomas brandos, mas também se apresentar de forma mais agressiva, principalmente em crianças, idosos e gestantes.

Como acontece a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada acontece de diversas maneiras, porém há falhas mais comuns e que facilitam a ocorrência da contaminação, como utilização dos mesmos utensílios de cozinha para manipulação de todos os alimentos sem a higienização entre os preparos, manipulação de alimentos de origem diferentes no mesmo local, higienização errada dos equipamentos e refrigeradores, lavagem incorreta das mãos, manipulação de dinheiro ou lixo e dos alimentos, etc. 

Evitar com que a contaminação cruzada aconteça é a melhor forma de garantir saúde, segurança alimentar e o bem-estar de seu consumidor, assim como a reputação e credibilidade do seu estabelecimento. 

Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos

– Uso de equipamento de cores diferentes para cada tipo de alimento;

– Lavar as mãos constantemente;

– Limpeza dos utensílios com equipamentos adequados e atenção;

– Armazenar alimentos separadamente, ao menos os crus e cozidos.

Quer manter a cozinha do seu restaurante ou indústria de alimentos bem higienizada? Conte com a Weinberger! Com certeza, temos a escova ideal para a sua necessidade!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.