Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

O que é e como evitar a contaminação cruzada de alimentos

Em ambientes onde existe o trato de materiais sensíveis, tem sempre que ser tomado extremo cuidado para evitar a transmissão de doenças. A contaminação cruzada de alimentos é um destes riscos, ocorrendo quando, por exemplo, uma mesma faca é usada para cortar diversas carnes e vegetais.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em países das Américas Central e do Sul, aproximadamente 40% das doenças causadas por alimentos são transmitidas por conta de erros de manipulação durante seu preparo. Ou seja, é preciso de precaução na etapa de produção do setor alimentício.

Ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMVSP), a diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Cecília Brito, reforçou o alerta. “Esse tipo de contaminação cruzada pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície para meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador”, disse.

Diante da preocupação de órgãos especializados, fica evidente que a contaminação cruzada de alimentos se faz um perigo real.

Evitando contaminações

Para o caso de consumo de ovos, a Anvisa tornou obrigatória a declaração de que o alimento cru ou malcozido pode causar danos à saúde e sobre a necessidade de mantê-los refrigerados. Essa rotulagem também é mandatória para carnes de aves e miúdos de aves.

Mas, antes do processo de embalagem e informação sobre o consumo, deve-se adotar um processo rigoroso no preparo do alimento.

Sendo assim, o primeiro passo é separar carnes e peixes crus de outros alimentos. Lave bem as mãos e equipamentos antes de manipular os alimentos. Como mencionado anteriormente, use diferentes utensílios (como facas e tábuas) para alimentos crus e cozidos. Guarde-os em recipientes fechados, no intuito de evitar contato entre os materiais.

Por fim, guarde na geladeira os alimentos mesmo que ainda estejam quentes – caso tenham sido preparados no fogão.

Para informações sobre equipamentos de limpeza e higiene industrial, confira mais conteúdos do nosso blog ou entre em contato para um atendimento personalizado!

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.