Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Saiba como não perder a produção da sua cerveja artesanal

Você sabe qual é a maior preocupação dos cervejeiros com relação a produção de cerveja? A contaminação. Não utilizar equipamentos limpos, sanitizados e esterilizados pode acabar com horas de trabalho para produzir a sua cerveja.

Neste post, você vai saber a diferença entre limpeza, sanitização e esterilização:

 

Limpeza

O objetivo da limpeza é retirar todos os resíduos como por exemplo o aglomerado de leveduras no balde de fermentação ou o trub que você esqueceu de tirar da panela de fervura.  Pode ser feita com água quente, detergente, ou até mesmo soda cáustica, para esta última, deve diluir uma colher para cada 5 litros de água, na temperatura a 80 graus por 20 minutos. Para retirar toda a craca (termo utilizado na brassagem), você pode utilizar escovas especiais, desta forma terá certeza que o seu equipamento ficará limpo.

ATENÇÃO: Não utilize a soda cáustica para lavar a alumínio.

 

Sanitização

Depois de limpar todo o seu equipamento, é a hora de sanitizar todos os elementos que estiveram em contato com o mosto durante a etapa fria, como o airlock e os fermentadores. Este processo serve para reduzir a quantidade de contaminantes. Isso permite uma vantagem das leveduras na briga territorial por todo aquele delicioso açúcar fermentável.

Você pode usar o álcool 70%, apenas aplicando no equipamento. Aguarde a evaporação para poder chegar ao resultado esperado. Este produto pode chegar a encarecer o processo, mas caso queira encontrar, procure nas farmácias e lojas especializadas em produção de cerveja.

O Hipoclorito de Sódio também é utilizado para sanitizar. É um detergente industrial que precisa enxaguar após a sua aplicação. Basta apenas 1% para a diluir e em seguida borrife na surpefície para chegar ao resultado.

O lodopohor também é um bom sanitizador, com apenas 6 ml  por litro para diluir e em contato com a surpefície por um minuto, que é o suficiente sem precisar de enxague. Mas muito cuidado ao utilizar este produto, se utilizar na medida errada, pode manchar o seu equipamento e causar off flavor na cerveja.

Por último, você pode utilizar o  Ácido Peracético, sua diluição é de 20ml para 10 litros de água em contato por 10 minutos,  fazendo o trabalho de sanitização, mas necessita enxague.

 

Esterilização

Para esterilizar de modo caseiro, basta você colocar a vidraria em uma panela de pressão e deixar por 45 minutos em alta pressão. Deixe resfriar e seu equipamento estará esterilizado.

Caso o equipamento não caiba na panela de pressão, como as garrafas, utilize o forno a 170 graus por uma hora. Não esqueça de esperar a garrafa resfriar por completo para inserir o liquido.

Este processo visa acabar com todos os micro-organismos no equipamento. É bastante recomendado para reaproveitar leveduras e guardar por um período de tempo até o próximo uso, evitando a propagação de algum organismo indesejado.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.