Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Como são feitas as limpezas das vidrarias de laboratório?

As vidrarias são todos os instrumentos fabricados em vidro, utilizados para a medição e experiências de um laboratório. As buretas, almofarizes, cálices, condensadores, cubas para coloração, frascos e pipetas são alguns exemplos de instrumentos de vidro que podemos encontrar dentro de um laboratório. A higienização destes são  fundamentais para que os estudos possam prosseguir sem nenhum alteração.

Para começar a limpeza de forma correta das vidrarias é preciso saber qual o tipo de substâncias foram utilizadas no instrumento, assim é possível descobrir os métodos, produtos, e o tipo de limpeza ideal com soluções químicas comuns ou orgânica.

Para realizar a limpeza de soluções solúveis, comece a limpar com água deionizada de três a quatro vezes. Antes de guardar os equipamentos, é importante estar bem seco naturalmente, ou seja, sem nenhum pano ou papel. Este tipo de limpeza serve para químicas como cloreto de sódio ou sacarose.

Já para as vidrarias que continham soluções insolúveis, como hexano e clorofórmio, é preciso que você utilize a água deionizada e deixe o instrumento secar. Este processo deve ser repetido de três a quatro vezes.

Se a vidraria foi utilizada com ácidos fortes, como por exemplo as análises de HCI concentrado, o ideal é realizar a limpeza de três a quatro vezes em água corrente e abundante sob um exaustor. Bases fortes também devem ser lavada sob um exaustor e secar ao natural.

Caso a vidraria tenha sido utilizada com ácidos fracos e bases, realize a limpeza de três a quatro vezes, para depois colocar os vidros para secar.

 

Vidraria especiais

 

Se os vidros foram utilizados em química orgânica, lave em um solvente adequado e indicado pelo fabricante. Este processo deve ser feito com água deionizada em solúveis em água, ou etanol para solúveis em etanol.

As buretas devem ser limpas com sabão e água quente, enxaguando a vidraria em água corrente. Para que a bureta esteja 100% limpa, como deve acontecer, repita o processo de três a quatro vezes. Já para os balões volumétricos e pipetas, é necessário deixar de um dia para o outro em água com sabão, dependendo do produto químico utilizado.

É recomendável que utilize escovas próprias para a limpeza destas vidrarias. 

Veja alguns exemplos:

Escovas para Balão Volumétrico

Escovas para Balão Volumétrico

Escovas para provetas e tubos

Escovas para provetas e tubos

 

Na Weinberger você encontra a maior linha de escovas para o ramo de vidraria para laboratório, assim poderá ter certeza que a limpeza dos instrumentos estejam 100% garantida.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.