Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Higiene e limpeza para diferentes locais: como identificar o procedimento correto?

Adquirir produtos de higiene e limpeza corretos, é tão importante quanto qualificar funcionários para a realização de procedimentos, além da implementação de treinamentos na busca por melhoria de práticas, técnicas, produtos, tecnologia e equipamentos adequados a serem utilizados em diferentes tipos de locais, assim, garantindo a eficácia da higienização do seu tipo de negócio. 

Limpeza ou desinfecção? Entenda os conceitos

Apesar de parecerem a mesma coisa, as técnicas são aplicadas de diferentes formas. Uma é capaz de eliminar uma quantidade maior de micro-organismos e mesmo sendo diferente em alguns pontos, o objetivo é o mesmo: higienizar ambientes e objetos para que se evite o contágio de doenças e riscos à saúde.

A limpeza é a ação que remove sujeiras visíveis aos olhos. Geralmente, essa atividade é feita com água corrente, detergente e uma escova ou vassoura de fibra, removendo a sujeira e gordura dos ambientes.

Já a desinfecção, é um procedimento adotado, capaz de eliminar a maioria dos organismos que causam doenças, aqueles agentes invisíveis que ficam impregnados. É uma ação que se caracteriza por desinfecção de baixo nível, médio nível e alto nível.

A Higienização

A Higienização é realizada com o intuito de remover toda sujidade e dentro dela é englobada as técnicas de sanitização, assepsia, antissepsia, desodorização, bacteriostático, bactericida, princípios ativos, coadjuvantes e adjuvantes.

Para cada procedimento é adotado um tipo de protocolo, bem como produtos e materiais específicos para a eficácia do procedimento.

Métodos de Limpeza

Há diversos métodos de limpeza de ambientes e cada um deles é aplicado de acordo com a necessidade e atividade realizada no local.

O tipo de limpeza realizada em restaurantes, difere do método adotado em clínicas, shoppings, que também se difere do exigido em hospitais, comércios, indústrias e hotéis.

Cada tipo de negócio encontrará suas especificidades e necessidades diferentes de limpeza, precisam ser levadas em consideração.

Conheça os principais métodos de limpeza disponíveis para aplicações de equipes nesta área:

  1. Método manual: É frequentemente utilizado em locais onde não existe método mecânico. Fibras de limpeza ou escovas de limpeza são frequentemente usadas. A limpeza manual costuma ser mais demorada, porém é possível se atentar aos mínimos detalhes e proporcionar uma limpeza apurada.
  2. Métodos mecânicos: equipamentos de lavagem a alta pressão ou a vapor, lavadoras, extratores, lava-louças, etc.
  3. Método de formação de espuma: Os geradores de espuma são frequentemente usados ??na área de alimentos, isso ajuda a alcançar áreas mais altas e aumenta o tempo de contato com a superfície.
  4. Método de imersão: geralmente utilizado em recipientes na área de alimentos onde alguns pontos são de difícil acesso. Por exemplo, um moedor de carne.
  5. Método CIP (clean-in-place – sem desmontagem) ou (circular o produto no interior). Consiste na limpeza de tubulações sem desmontá-las, criando um circuito fechado para circulação de água e produtos químicos.

Para a adoção de todos os processos de higienização e métodos de limpeza disponíveis, é necessário identificar o seu tipo de negócio, treinar equipe especializada ou contratar empresas que realizam esse tipo de serviço e ao realizar a aplicação, respeitar as normas e diretrizes dos procedimentos, equipamentos e produtos, bem como, a legislação vigente, deve ser respeitada.

A Weinberger comercializa escovas para atender a diferentes tipos de ambientes e demandas, ajudando na limpeza do seu negócio. Acesse nosso site ou entre em contato.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.