Weinberger – Blog

Só mais um site WordPress

Produção de alimentos seguros e o uso correto de utensílios de limpeza

Implementar boas práticas para a produção de alimentos seguros é essencial para quem deseja se manter em atividade no segmento. Afinal, o setor deve cumprir com as exigências da legislação brasileira, que compreende a higiene entre seus itens mais importantes. Desta forma, se torna uma prática obrigatória fazer o uso correto de utensílios de limpeza.

Pensando na segurança de todos, o setor de alimentos é instruído a seguir um Manual de Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, em respeito às normas de vigilância sanitária. Isso acontece porque, em caso de manipulação inapropriada, a ingestão de comida contaminada pode provocar mal-estar, náuseas, vômito, diarreia, desconforto abdominal e até óbito.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao todo, existem mais de 250 tipos de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA) conhecidas pela humanidade. Ou seja, os riscos são tão grandes quanto a responsabilidade da indústria em manter a sanidade dos alimentos.

Principais problemas para a produção de alimentos

Para Jefferson Heinz, CEO da fabricante de escovas para higienização Weinberger, definir práticas de higiene é fundamental para manter a qualidade dos estabelecimentos. Além disso, é necessário ter em vista que a escolha correta de produtos destinados a cada processo é o que garante o sucesso da limpeza.

“A sujeira acumulada favorece a multiplicação de micróbios. Por isso, o manejo de alimentos em ambientes que não passaram por uma limpeza adequada é uma das formas mais comuns de contaminação”, explica. O especialista reforça a importância de se cuidar das superfícies que entram em contato com alimentos, evitando rachaduras e trincas.

Esse tipo de irregularidades pode servir de espaço para o acúmulo de restos de alimentos, líquidos e sujeiras. “Por isso, é preciso conhecer bem as especificidades de cada material, para a escolha das escovas que não irão danificar ou arranhar as superfícies durante a limpeza”, esclarece Heinz.

Dessa forma, a escovação se faz um dos procedimentos mais recomendados para a limpeza de dos materiais e utensílios ligados ao setor de alimentos. As escovas industriais possibilitam a limpeza profunda e minuciosa dos itens utilizados. E atualmente o mercado conta com uma variedade de produtos específicos para atender as necessidades deste mercado.

Deixe um comentário

Fique tranquilo! Seu e-mail não será divulgado.